ESCOLA ESTADUAL PAULO JOSÉ DERENUSSON – "VENCENDO DESAFIOS, CONQUISTANDO VITÓRIAS"
PROF. MARCELO MACIEL DE ALMEIDA
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA DO ENSINO MÉDIO/2009 |
I- LÍNGUA PORTUGUESA |
OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS NAS TRÊS ETAPAS DO ENSINO MÉDIO REFERENTES AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
Considerar a Língua Portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais e como representação simbólica de experiências humanas manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social. Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos/contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de produção/recepção (intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e propagação de idéias e escolhas). Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO:
1. Dimensão social da linguagem: variação lingüística. 2. Aspectos semânticos: denotação e conotação. 3. Funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, fática, poética e metalingüística. 4. Figuras de linguagem. 5.Tipos de texto e respectivos princípios organizacionais: narração, descrição, dissertação/argumentação. 6. Tipos de discurso: discurso direto, discurso indireto, discurso indireto livre. 7. Classes de palavras: emprego das mesmas e valor semântico-discursivo. 8. Ortografia oficial e acentuação gráfica em vigor. 9. Pontuação. 10. Textualidade, coesão e coerência. 11. Interpretação de texto. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO:
1. Tipos de texto e respectivos princípios organizacionais: narração, descrição, dissertação/argumentação. 2. Classes de palavras: emprego e valor semântico-discursivo. 3. Ortografia oficial e acentuação gráfica em vigor. 4. Pontuação. 5. Termos da oração: termos essenciais, termos integrantes, termos acessórios. 6. Regência: nominal e verbal. 7. Concordância: nominal e verbal. 8. Sintaxe de colocação. 9. Estrutura do período: período simples, período composto por coordenação, período composto por subordinação – valores sintático e semânticodiscursivo. 10. Intertextualidade. 11. Textualidade, coesão e coerência. 12. Interpretação de texto. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO:
1. Tipos de texto e respectivos princípios organizacionais: narração, descrição, dissertação/argumentação. 2. Classes de palavras: emprego e valor semântico-discursivo. 3. Ortografia oficial e acentuação gráfica em vigor. 4. Pontuação. 5. Termos da oração: termos essenciais, termos integrantes, termos acessórios. 6. Regência: nominal e verbal. 7. Concordância: nominal e verbal. 8. Sintaxe de colocação. 9. Estrutura do período: período simples, período composto por coordenação, período composto por subordinação, orações reduzidas e justapostas – valores sintático e semântico-discursivo. 10. Intertextualidade. 11. Textualidade, coesão e coerência. 12. Interpretação de texto. |
AVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO DE TEXTO NAS TRÊS ETAPAS:
Esta avaliação constará de duas propostas de tema para a produção textual. O candidato deverá escolher, apenas, uma das propostas para desenvolver o texto, o qual deverá obedecer criteriosamente às exigências estabelecidas no enunciado de cada tema. |
II- LITERATURA |
OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS NAS TRÊS ETAPAS DO ENSINO MÉDIO REFERENTES AO ENSINO DE LITERATURA:
Ler, interpretar e reconhecer as características dominantes de um texto narrativo, lírico ou dramático, em prosa e em verso, e sua respectiva espécie dentro dos gêneros literários; Identificar procedimentos literários, como a intertextualidade, paródia ou paráfrase, e a metalinguagem; Identificar, dentro de textos em prosa e em verso, figuras de pensamento, de palavras e fônicas; Reconhecer aspectos formais e temáticos em textos literários em prosa e em verso – enredo, personagem, tempo, espaço, ação, narrador, clímax, desfecho, métrica, estrofe, rima; Associar texto literário a estilo e a contexto histórico-cultural da época. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LITERATURA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO:
1. Texto literário e texto não-literário. 2. Gêneros literários; textos em prosa e em verso; 3. Estilo de época na literatura portuguesa: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo. 4. Estilos de época na literatura brasileira: Quinhentismo, Barroco, Arcadismo.
Obras indicadas:
1- Luís Vaz de Camões: Episódios de Inês de Castro (Canto III) e do Velho do Restelo (Canto IV) 2- Gil Vicente: Auto da barca do inferno. 3- Tomás Antônio Gonzaga: Marília de Dirceu. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LITERATURA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO:
1. Textos literários e textos não-literários. 2. Gêneros literários: textos em prosa e em verso. 3. Estilos de época na literatura brasileira: Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo.
Obras indicadas
1- O bom crioulo – Adolfo Caminha; 2- Quincas Borba – Machado de Assis; 3- Lira dos Vinte Ano – Álvares de Azevedo |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LITERATURA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO:
1. Texto literário e texto não-literário.
2. Gêneros literários. Textos em prosa e em verso. 3. Estilos de época na literatura brasileira: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-modernismo, Modernismo, Concretismo, Tropicalismo, Poesia marginal.
Obras indicadas: Serão cobradas as mesmas obras pedidas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade de Uberaba (Uniube) |
REFERÊNCIAS PARA A ELABORAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- http://www.vestgradual.com.br/cp2007_1ano.pdf - http://www.vestgradual.com.br/cp2007_2ano.pdf - http://www.vestgradual.com.br/cp2007_3ano.pdf |
Nenhum comentário:
Postar um comentário