terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

LÍNGUA PORTUGUESA - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/2009

ESCOLA ESTADUAL PAULO JOSÉ DERENUSSON – "VENCENDO DESAFIOS, CONQUISTANDO VITÓRIAS"

PROF. MARCELO MACIEL DE ALMEIDA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA DO ENSINO MÉDIO/2009

I- LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS NAS TRÊS ETAPAS DO ENSINO MÉDIO REFERENTES AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA:

􀂃 Considerar a Língua Portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais e como representação simbólica de experiências humanas manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social.
􀂃 Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos/contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de produção/recepção (intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e propagação de idéias e escolhas).
􀂃 Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal.
􀂃 Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO:

1. Dimensão social da linguagem: variação lingüística.
2. Aspectos semânticos: denotação e conotação.
3. Funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, fática, poética e metalingüística.
4. Figuras de linguagem.
5.Tipos de texto e respectivos princípios organizacionais: narração, descrição, dissertação/argumentação.
6. Tipos de discurso: discurso direto, discurso indireto, discurso indireto livre.
7. Classes de palavras: emprego das mesmas e valor semântico-discursivo.
8. Ortografia oficial e acentuação gráfica em vigor.
9. Pontuação.
10. Textualidade, coesão e coerência.
11. Interpretação de texto.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO:

1. Tipos de texto e respectivos princípios organizacionais: narração, descrição, dissertação/argumentação.
2. Classes de palavras: emprego e valor semântico-discursivo.
3. Ortografia oficial e acentuação gráfica em vigor.
4. Pontuação.
5. Termos da oração: termos essenciais, termos integrantes, termos acessórios.
6. Regência: nominal e verbal.
7. Concordância: nominal e verbal.
8. Sintaxe de colocação.
9. Estrutura do período: período simples, período composto por coordenação, período composto por subordinação – valores sintático e semânticodiscursivo.
10. Intertextualidade.
11. Textualidade, coesão e coerência.
12. Interpretação de texto.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO:

1. Tipos de texto e respectivos princípios organizacionais: narração, descrição, dissertação/argumentação.
2. Classes de palavras: emprego e valor semântico-discursivo.
3. Ortografia oficial e acentuação gráfica em vigor.
4. Pontuação.
5. Termos da oração: termos essenciais, termos integrantes, termos acessórios.
6. Regência: nominal e verbal.
7. Concordância: nominal e verbal.
8. Sintaxe de colocação.
9. Estrutura do período: período simples, período composto por coordenação, período composto por subordinação, orações reduzidas e justapostas – valores sintático e semântico-discursivo.
10. Intertextualidade.
11. Textualidade, coesão e coerência.
12. Interpretação de texto.

AVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO DE TEXTO NAS TRÊS ETAPAS:

Esta avaliação constará de duas propostas de tema para a produção textual. O candidato deverá escolher, apenas, uma das propostas para desenvolver o texto, o qual deverá obedecer criteriosamente às exigências estabelecidas no enunciado de cada tema.

II- LITERATURA

OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS NAS TRÊS ETAPAS DO ENSINO MÉDIO REFERENTES AO ENSINO DE LITERATURA:

􀂃 Ler, interpretar e reconhecer as características dominantes de um texto narrativo, lírico ou dramático, em prosa e em verso, e sua respectiva espécie dentro dos gêneros literários;
􀂃 Identificar procedimentos literários, como a intertextualidade, paródia ou paráfrase, e a metalinguagem;
􀂃 Identificar, dentro de textos em prosa e em verso, figuras de pensamento, de palavras e fônicas;
􀂃 Reconhecer aspectos formais e temáticos em textos literários em prosa e em verso – enredo, personagem, tempo, espaço, ação, narrador, clímax, desfecho, métrica, estrofe, rima;
􀂃 Associar texto literário a estilo e a contexto histórico-cultural da época.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LITERATURA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO:

1. Texto literário e texto não-literário.
2. Gêneros literários; textos em prosa e em verso;
3. Estilo de época na literatura portuguesa: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo.
4. Estilos de época na literatura brasileira: Quinhentismo, Barroco, Arcadismo.

Obras indicadas:


1- Luís Vaz de Camões: Episódios de Inês de Castro (Canto III) e do Velho do
Restelo (Canto IV)
2- Gil Vicente: Auto da barca do inferno.
3- Tomás Antônio Gonzaga: Marília de Dirceu.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LITERATURA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO:

1. Textos literários e textos não-literários.
2. Gêneros literários: textos em prosa e em verso.
3. Estilos de época na literatura brasileira: Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo.

Obras indicadas

1- O bom crioulo – Adolfo Caminha;
2- Quincas Borba – Machado de Assis;
3- Lira dos Vinte Ano – Álvares de Azevedo

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LITERATURA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO:

1. Texto literário e texto não-literário.

2. Gêneros literários. Textos em prosa e em verso.
3. Estilos de época na literatura brasileira: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-modernismo, Modernismo, Concretismo, Tropicalismo, Poesia marginal.

Obras indicadas:
Serão cobradas as mesmas obras pedidas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade de Uberaba (Uniube)

REFERÊNCIAS PARA A ELABORAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- http://www.vestgradual.com.br/cp2007_1ano.pdf
- http://www.vestgradual.com.br/cp2007_2ano.pdf
- http://www.vestgradual.com.br/cp2007_3ano.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores