quarta-feira, 16 de setembro de 2009

E.E.EP. J.D - NOSSA ESCOLA DE FRENTE PARA O FUTURO

A Escola Estadual “Paulo José Derenusson” – PO35C3, integrante da rede Estadual de ensino, está localizada à Rua Itália nº 1010, no Bairro Boa Vista. Telefone: 3322-2010 / 3322-2398 - Uberaba no Estado de Minas Gerais. Destina-se ao Ensino Fundamental e Ensino Médio e Eja – Educação de Jovens e Adultos e PROEJA – Farmácia.

A Diretora Edna Pinheiro está no seu 3º mandato. A Escola conta com 33 (trinta e três) turmas, num total de 957 (novecentos e cinqüenta e sete) alunos; sendo 11 (onze) turmas no matutino (11 de Ensino Médio); 08 (oito) turmas no turno vespertino (5ªs, 6ªs e 7ª séries e 8ª séries); 08 (oito) turmas de Ensino Médio no noturno. No município de Delta, na Escola Municipal no Bairro rural de Ponte Alta funciona um 2º endereço com 06(seis) turmas também de Ensino Médio com 3 ( três) turmas no matutino e 3 (três) num total de 119 (cento e dezenove) alunos.

A Escola Estadual Paulo José Derenusson oferece os cursos: Fundamental com 04 anos de escolaridade a partir da 5ª série e Médio com 03 anos de escolaridade nos turnos matutino e noturno, Curso EJA – Educação de Jovens e Adultos e PROEJA – FARMÁCIA, com duração de 3 anos e todos no sistema de seriação.
O Bairro Boa Vista, onde se localiza a escola, é um bairro residencial, muito populoso. Em volta existem os conjuntos habitacionais “Água Santa, Morada do Sol e Boa Vista”, que na maioria continuam no seu projeto original, sem ampliações no terreno.
As famílias têm moradia ou condições de alugar, não existindo favelas, pois os conjuntos habitacionais são acessíveis às condições salariais.
No turno vespertino há uma concentração de alunos mais carentes talvez por causa da idade: 10 anos em diante, que ainda não trabalham e, com isso, a família apresenta dificuldades em comprar uniforme e material escolar.
No último ano do Ensino Fundamental os alunos optam por estudar à noite já ingressando no mercado de trabalho.
Os alunos do Ensino Médio já são trabalhadores, em comércio: vendedores e caixas, servente de pedreiros, técnicos em indústrias. A escola recebe um número considerável de alunas adolescentes que são mães. A remuneração é de salário mínimo e vê os estudos como possibilidade de obter melhoria financeira. Pelas características do bairro, os campos de trabalho dos alunos são: açougues, pequenos comércios de roupas e utilidades, padarias, bares e farmácias.
A Escola faz parte do Projeto ESCOLAS-REFERÊNCIA e temos buscado ser referência em educação. Nessa busca estamos desenvolvendo o PROJETO PEAS, que já está no seu terceiro ano de atividades com a participação de aproximadamente 60 alunos. Iniciamos o PROJETO DO GDP _ EDUCAÇÃO PATRIMONIA, com a formação dos professores e que, posteriormente, repassarão aos alunos.
Tivemos o privilégio de ter um laboratório de informática que vem ministrando cursos de formação aos alunos desde 2007. Os cursos oferecidos são WEBSITE, GIMP, EDITORAÇÃO ELETRÔNICA E MULTIMÍDIA.
Nosso laboratório de montagem e manutenção de computadores é um dos laboratórios bem equipados da circunscrição de Uberaba. No mês de março iniciamos a formação dos alunos em manutenção e montagem de computadores. Todos esses cursos objetivam dar uma orientação profissional aos nossos educandos.
Em 2007 firmamos parceria com a UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro e passamos a oferecer o Curso Técnico em FARMÁCIA, que está beneficiando alunos do EJA, permitindo-lhes visualizar um novo horizonte profissional. Ainda em 2007 firmamos parceria com a UNIUBE – Universidade de Uberaba que nos beneficiou com a construção de um laboratório de Ciências Exatas, equipado com 20 micros e demais equipamentos como de física, química, etc., que irá beneficiar a todos os alunos interessados em fazer cursos superiores na Área de Exatas. Nessa parceria contaremos com cursos de formação para os professores dentro da própria Universidade, e, quanto aos alunos, estes receberão formação, inicialmente, com construção de HOME PAGES, carros de controle a laser, etc., além das olimpíadas internas da Universidade de Matemática e Português.
Todas essas inovações têm permitido à escola participar de concursos onde nossos alunos têm saído vitoriosos, como:
· 1º lugar no concurso em 2005 de Mostra de trabalhos sobre a DENGUE do município de Uberaba;
· 1º lugar estadual em 2005 do PRÊMIO GRUPO CIÊNCIA: A importância da vela de citronela no combate a DENGUE;
· 1º lugar no Concurso de produções computacionais na categoria: Editoração Eletrônica da SRE de Uberaba;
· Menção Honrosa de 3 alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática.
Tudo isso é motivo de orgulho para essa escola, pois estamos localizados em um bairro simples, com uma clientela de baixa renda, onde tudo que lhes é oferecido é recebido com satisfação.

7 comentários:

  1. Ygor 101

    A escola tem um ensino muito bom!
    É bem estruturada e acolhe todos os seus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo Adão Madeira da Silva 101
    gosto muito dessa escola mesmo que eu entrei este ano.

    ResponderExcluir
  3. eu achei muito interessante tudo!
    fikol muito legal

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma escola exelente com professores capacitados para ensinar,aqui posso fazer varios amigus,e sei que vou me dar bem no mercado de trsbalho estudando aqui,meu primeiro ano e já sei falar o que todos veêm !!!!!!!!agradeço a todos que estão contribuindo para o crescimento dessa escola maravilhosa !!!!

    ResponderExcluir
  5. eu acho uma escola boa de estudar os professores são excelente , eu fiz varios amigos , esse é meu primeiro ano na escola é gostei muito de estudar aqui.

    ResponderExcluir
  6. Stéfany,104
    É UMA EXCELENTE ESCOLA COM EXCELENTES ROFESSORES,TEM UM ÓTIMO ENSINO,COM UMA EXCELENTE DIREÇÃO TBM E É CONSIDERADA UMA DAS MELHORES ESCOLAS ESTADUAIS..AdOORo estudar aqui!!

    ResponderExcluir
  7. Ana Carolina 103
    E uma excente escola com excentes educadores ,
    aqui tem um ensino ótimo, eu adoro essa escola
    pelo seu ensino e por muitas varias coisas...
    tbm adoro estudar aqui ♥

    ResponderExcluir

Seguidores